No evangelho Jesus diz: ““Faça se conforme a vossa fé”. E os olhos dele se abriram”, o milagre foi a cura da cegueira, é isso que todos veem, mas hoje no Hosana Brasil com a sua história, iremos olhar para aquilo que eu chamo bastidores do milagres.

Todo milagre tem seu bastidor. O milagre das bodas em Cana, teve como bastidores, Nossa Senhora que percebeu que estava faltando vinho e intercedeu. O milagre dos pães, o povo se reuniu, encontrou os 5 pães e preparou o caminho para o milagre.


Padre Fábricio
Veja mais fotos

Hoje vemos que os dois cegos, seguiram o Senhor, ainda cegos escolheram buscar o Senhor, e se cumpre a profecia da primeira leitura, “os olhos dos cegos verão”. Esses cegos viram muito mais que os que tem olhos sadios. O caminho que foi preparando esse milagre, não começou quando Jesus colocou Sua mão, o milagre contou com uma profissão de fé, quando os cegos gritam, Tem piedade de nós, filho de Davi!”, ai começou o milagre. Pois o povo daquela época não conseguiam ver Jesus como Messias. Foi necessário, que dois cegos, provocassem neles e em nós a coragem de proclamar a nossa fé.

Aqueles dois cegos preparam o caminho e passo a passo o milagre foi acontecendo. Ainda cegos, afirmaram eu vi o Senhor, pois ver o Senhor é muito mais do que ver com os olhos, mas é ver com a fé. Reconhecer o Messias na pessoa de Jesus. Enquanto muitos cuspiam em Jesus, esses dois cegos reconheceram a divindade de Jesus.

A pior cegueira, não é quem tem uma deficiência, mas quem não quer enxergar, pois quem enxerga se compromete com a verdade. Enxergar a vida nos leva a conversão. É muito mais fácil em casa fingir que não vê, pois se vermos, teremos que fazer alguma coisa.

Enxergar compromete, por isso temos uma geração que escolheu não enxergar. Tem gente que se esconde de Deus, a ponto de não ser encontrado, pois escolheu este caminho.

Ninguém se converte se não começa a enxergar, se não prepara o caminho para o milagre acontecer. O bonito é perceber que é no caminho que o milagre acontece. É perceber que a grande catedral que Jesus escolheu para fazer seus milagres é no caminho da vida.

O ministério de Jesus é marcado pelo caminho, uma ministério missionário, que encontra aqueles que estão no caminho. Jesus encontra esses dois cegos no caminho, cegos que tinham tudo para ficar no seu lugar, mas que se puseram a caminho.

A vitória da chegada é preparada pela coragem de dar o primeiro passo. É sair do seu comodismo. Tem gente que acomoda na beira no caminho. Se não ficamos atentos nos excluímos do caminho por onde Jesus passa.

Você se acomodou, porque escolheu não enxergar, porque enxergar compromete a mudança. Esses cegos foram curados porque não se acomodaram. Você não pode se colocar a margem, pois é você que precisa. Se você desistir o milagre não acontece, pois é você que tem preparar o caminho. O milagre vem de Jesus, mas é você que tem que preparar os bastidores.

Proclamar que o Senhor é nossa vitória, é gritar por socorro, mas também é saber que é necessário preparar os bastidores.

E qual foi a postura de Jesus? Passou reto, Jesus entrou na casa e eles continuaram gritando, se fosse nós, teríamos ficado magoados. Mas se realmente queremos o milagre, precisamos cortar uma palavra do nosso vocabulário: desistir. Foi aqui na canção nova, que você ouviu “Aguenta firme, meu filho”.

Depois de Jesus ver aqueles dois cegos, fez gracinha ainda, “Jesus perguntou-lhes: “Vós acreditais que eu posso fazer isso?””. Você acredita que pode receber o seu milagre? O Salmo nos diz: “Espera no Senhor.” E quando você escuta espera no Senhor, para de rezar, mas o salmo diz: “espera no Senhor e tem coragem”, pois é com esta coragem que você prepará o caminho para o milagre.

E Jesus diz a eles “Faça-se conforme a vossa fé”. Não porque queria provar a fé, mas porque viu que eles preparam o caminho.

Se você entender que o milagre acontece no caminho que o prepara, entenderá que você é parceiro de Cristo na preparação deste milagre. Se entendermos a parceria nesse caminho de preparação para o milagre, veremos que Deus é fiel.

Se comprometa a ser parceiro de Deus para que o milagre aconteça, como os dois cegos. O que moveu esses dois cegos, foi fé, a certeza daquilo que se espera, acreditar naquilo que não se vê. Tenha coragem de ser parceiro de Cristo, proclamar que o Senhor é nossa vitória, mas sabendo que não está dispensado da luta.

Os homens que experimentaram os milagres, foram homens que tiveram coragem de se colocar a caminho. Quero convidar a você neste hosana Brasil preparar o bastidores para o seu milagre.

Hosana Brasil é o convite para que a nação inteira se dobre em oração para que o milagre de Cristo aconteça.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

Veja mais:
:: Hosana Brasil inicia celebrando a vitória do Senhor

Assista trecho: