Seja bem vindo (a)! Que a paz do Senhor Jesus esteja convosco!!

Blog criado pela comunidade do orkut: 'Pe. Fábio de Melo: Jesus na minha vida!' com o intuito de elevar este meio de comunicação a serviço da obra de Deus.

Clique aqui e participe da nossa comunidade!





segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Lições do Círio de Nazaré


Enquanto a corda avança e o corpo se cansa pra alma descansar, o povo de Belém se reúne nas ruas e vira mar por onde a Virgem Maria veleja em seu altar de flores. É por isso que na alma de todo paraense a vida é sempre outubro...

Nada melhor que ver a fé do povo. Com ela eu purifico a minha teologia, volto ao ponto mais simples do verbo acreditar.

Estar em Belém, por ocasião do Círio de Nazaré fez-me voltar à infância. Ser menino de novo, deixar-me conduzir pelas mãos de minha mãe, que sempre me levava para conhecer as realidades sagradas. Talvez seja por isso que a vida não pode retirar a sacralidade do que compreendemos por mãe.

Vi o povo arrastando a corda, como se a berlinda onde vai a pequena imagem da Virgem de Nazaré, dependesse daquele esforço para prosseguir.

A corda avançava no rítmo das dores e do esforço da multidão. O calor intenso, os rostos queimados pelo sol, as lágrimas brotando sem razões claras, tudo compunha um quadro que me fez pensar na bondade, que todo cristão deve perseguir.

Foi então que me senti um miserável especial. Um miserável que tem mãe. Recordei-me dos desafios que enfrentamos para alcançar a dignidade que nos constitui, e o respeito que deveria marcar nossas relações. Pensei que na metáfora da corda está presente a realidade da vida.

A corda é pesada. E por isso necessita do remanso da multidão para que não pare. Pensei no quanto aquela devoção simples pode nos ensinar a respeito do significado do cristianismo. Ainda que a multidão fosse feita de pessoas diferentes, nela não havia concorrentes, mas todos queriam levar a corda e a berlinda ao seu destino final.

No fundo, todo mundo quer acertar e ser feliz. As dores nos diferenciam, as opiniões também, mas a corda da vida é a mesma.

Portanto, hoje, ainda sob o impacto do Círio de Nazaré sobre o meu coração, eu proponho que a gente continue avançando com a corda que estamos conduzindo.

Ainda que tenhamos diferenças entre nós, que prevaleça o desejo de respeitar o andar de cada um.

No mais, todos estamos sob a mesma benção e sob a mesma proteção. Cada um no seu canto, compõe o verso que lhe é possível.

Unidos no mesmo desejo de acertar, ouso abençoar a todos neste dia, em que em Belém do Pará é Círio outra vez."

Vir ao Círio de Nazaré será sempre uma oportunidade de crescimento para mim.

Ver o povo de Belém, ver a fé simples e ao mesmo tempo tão grandiosa, poder tocar o sagrado de forma tão humana e feliz. Obrigado mesmo.

Tenho uma alma paraense. Já não sei viver longe do Círio e isso eu agradeço ao povo do Pará. Vocês modificaram muito o meu coração de padre. Que Deus abençõe a todos vocês!

Com carinho e benção,

Pe Fábio de Melo

Participa da nossa comunidade do Orkut? Clique aqui

'Pe Fábio: Jesus na minha vida!'

Nenhum comentário: